Os Jogos Europeus são disputados da mesma forma que os Jogos Olímpicos internacionais, mas são disputados apenas por nações europeias. O campeonato foi anunciado pelos Comitês Olímpicos Europeus na 41ª Assembleia Geral, realizada em Roma em dezembro de 2012. Nesta Assembleia, 84% do Comitê Nacional votou a favor dos Jogos Continentais. Os primeiros Jogos Europeus ocorreram em junho de 2015 e foram realizados em Baku, Azerbaijão, com a Cerimônia de Abertura em 12 de junho e a Cerimônia de Encerramento em 28 de junho. A estrutura do evento deve seguir as tradições olímpicas, e ser realizada a cada 4 anos, como os jogos originais. Várias cidades já manifestaram interesse em sediar a Segunda Edição dos Jogos em 2019.
Estes jogos não devem ser confundidos com os Campeonatos Europeus de Desporto, que são organizados pelas Federações Desportivas individuais na Europa que reúnem os vários campeonatos reconhecidos em diferentes jogos sob uma única marca. Na verdade, esses eventos não estão relacionados, mas como são convocados ao mesmo tempo e são adições relativamente novas ao cenário competitivo (o Campeonato Europeu de Esportes será realizado em 2018 pela primeira vez), às vezes são vistos como sendo conectado. Com a adição europeia, cada continente agora sedia seus próprios Jogos Olímpicos. Os países podem competir nos Jogos internacionais e também nos que são realizados em seu continente, sejam os Jogos do Pacífico, os Jogos de Toda a África, os Jogos Asiáticos ou os Jogos Pan-Americanos. À medida que crescem e se desenvolvem, a influência dos Jogos Europeus e o alcance de seus eventos esportivos devem aumentar.
Participação
Os Jogos Europeus inaugurais contou com quase 6.000 atletas concorrentes, de 50 países, competindo por medalhas em 20 esportes. Os competidores foram todos selecionados e gerenciados pelos Comitês Olímpicos Nacionais de seus respectivos países, que incluíam os da Grã-Bretanha, Mônaco, Sérvia, Lichtenstein e muitas outras nações esperadas e inesperadas. Uma ampla gama de pessoas e governos esteve representada nos 50 países participantes, da Albânia à Ucrânia. Dos 20 desportos disputados nos Jogos, 2 não estão representados nos Jogos Olímpicos tradicionais, nomeadamente o Karate e o Sambo, e o Basquetebol e o Futebol foram disputados em formato não olímpico. Todos os outros esportes seguiram as diretrizes e tradições olímpicas, com a principal diferença entre os eventos esportivos europeus e olímpicos sendo que menos deles estavam representados nos procedimentos europeus. As 14 modalidades restantes dos Jogos incluíram as modalidades aquáticas de Mergulho, Natação, Nado Sincronizado e Pólo Aquático, Tiro com Arco, Atletismo, Badminton, Esgrima de Futebol de Praia, Karatê, Para-Judô e Boxe. Também foram disputadas a Canoagem e BMX, BTT e Ciclismo de Estrada e a Ginástica foi bem representada através de 5 das suas disciplinas, nomeadamente Trampolim, Rítmica, Artística, Aeróbica e Acrobática.
Gestão e Desenvolvimentos Futuros
Os Jogos Europeus estão sob a direcção de Patrick Hickey, Presidente dos Comités Olímpicos Europeus. Uma Comissão de Coordenação dos países participantes foi estabelecida para supervisionar a organização dos Jogos de 2015 e espera-se que continue a fazê-lo no futuro, inclusive facilitando a comunicação entre todas as partes interessadas e interessados. Cada Cidade Sede estabelecerá um Comitê Organizador que será monitorado e assistido pelo Comitê de Coordenação. Mais eventos de apostas esportivas no Brasil e possivelmente mais eventos e celebrações ao redor também devem ser adicionados ao longo do tempo.